Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:32


A importância do estudo em grupo da Doutrina Espírita - 15/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



"Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo." (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5.)

Este é o chamamento contido em uma das principais obras do Pentateuco Espírita, o qual é composto por cinco livros escritos por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, e que são considerados os livros básicos ou essenciais para o estudo da Doutrina Espírita: “O Livro dos Espíritos”, lançado em 1857; “O Livro dos Médiuns - ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores”, lançado em 1861; “O Evangelho Segundo o Espiritismo” lançado em 1864; “O Céu e o Inferno - ou Justiça Divina Segundo o Espiritismo”, lançado em 1865; e “A Gênese - os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”, lançado em 1868.

Material para estudo não falta, aliás hoje em dia é muito mais fácil estudar o Espiritismo do que na época em que o mesmo chegou ao Brasil, pois quando veio da França foi disponibilizado somente no idioma francês, língua a qual até hoje é considerada um idioma falado basicamente por quem pertence às classes sociais mais abastadas, portanto, naquela época as pessoas de baixa renda não tinham acesso à preciosa informação contida nos ensinamentos da Doutrina Espírita.

Importante ressaltar que hoje em dia nos Centros Espíritas as facilidades do estudo doutrinário incluem um método sistematizado em grupo, o qual é mais eficiente que um estudo individualizado.

Porém, quem não conhece os métodos sistematizados de estudo da Doutrina Espírita presume de forma equivocada que aquele que quer iniciar o estudo do Espiritismo deva ser possuidor de conhecimento profundo do mesmo, fato que não é verídico.

É óbvio que aqueles que já possuem certo conhecimento terão mais facilidade na compreensão ampliada sobre os ensinamentos contidos na Doutrina Espírita, entretanto não quer dizer que aqueles que têm pouco conhecimento sobre o tema e que queiram iniciar nos estudos não consigam acompanhar o que está sendo transmitido aos demais membros do grupo de estudo.

Eis um dos principais motivos que apontam o estudo em grupo como mais eficiente do que o estudo individualizado, ressaltando ainda que o estudo em conjunto é mais proveitoso que o estudo solitário, tendo em vista que o mesmo permite a troca de experiências, entendimentos, posicionamentos, visões, compreensões e mais que isso, ânimo para prosseguir.

Enxergar a importância do estudo da Doutrina Espírita, principalmente em conjunto não é coisa de agora, pois se voltarmos para a época de Jesus, nos centros de cultura evangélica dos tempos apostólicos, as cartas de Paulo de Tarso aos cristãos de várias comunidades eram lidas e trocadas para as elucidações devidas e o primeiro culto do “Evangelho no Lar” na casa de Pedro mostra a importância do estudo em família.

Revivendo o cristianismo puro, os Centros Espíritas têm mantido estudos sistemáticos, destinados a clarear o pensamento religioso e traçar diretrizes à vida espiritual.

Não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância do reino do espírito. Quem aspire a entesourar os valores da própria emancipação íntima, à frente do universo e da vida, deve e precisa estudar.” - Livro “Estude e Viva”, ditado pelo Espírito Emmanuel, capítulo “Na Escola da Alma”.

Devemos, portanto, estudar, e de preferência em um grupo ou em um Centro Espírita.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 15/03/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




A importância do estudo em grupo da Doutrina Espírita - 15/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.03.15

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

A importância do estudo em grupo da Doutrina Espírita - 15/03/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem