Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 3:59


Chegadas e partidas - 03/05/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Normalmente toda chegada traz alegria, e toda partida traz tristeza.

Mas, será que é sempre assim?

Ou melhor, será que nós conseguimos conviver com essa relação de forma harmoniosa?

Às vezes as circunstâncias que nos são apresentadas mudam tudo, e assim, por exemplo, os convívios a que todos nós somos submetidos às vezes nos mostram que nem sempre as chegadas são tão alegres, e em contrapartida nem sempre as partidas são tão tristes.

Por razões ainda carentes de maior compreensão sobre o verdadeiro amor, geralmente as partidas são as mais dolorosas, até porque “deixam no ar” a equivocada ideia de que tudo acaba após uma partida, ainda bem que não na mente de todos.

Um breve trecho da música “Encontros e Despedidas”, interpretada pela cantora Maria Rita, traz uma mensagem que acalenta os corações em momentos de chegadas e partidas:

Mande notícias do mundo de lá. Diz quem fica. Me dê um abraço, venha me apertar. Tô chegando... E assim, chegar e partir. São só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também de despedida... É a vida.”

A profundidade da análise filosófica do trecho acima nos leva a acreditar que “chegadas e partidas” fazem parte do mesmo processo contínuo chamado reencarnação, pelo menos para aqueles que acreditam no Espiritismo, também chamado de Paracleto, O Consolador prometido por Jesus Cristo, pois além de fazer parte de um engenhoso sistema baseado nos “Desígnios Divinos”, o coração certamente é acalentado por saber que a partida nada mais é do que uma oportunidade para um novo começo, portanto, uma nova chegada.

Peguemos o exemplo de um barco quando observado da praia, navegando mar adentro, e produzindo em quem o observa momentos de contemplação.

O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor, e depois só podemos contemplar um pequeno ponto branco no horizonte, até sumir.

Quem observa da praia fica com a equivocada sensação de que o barco tenha sumido, mas, na verdade, apenas o mesmo é perdido de vista, pois o barco continua do mesmo jeito, entretanto em uma outra dimensão, longe dos olhos, porém perto coração, pois aquela visão do barco que era agradável permanece, mesmo que não seja mais possível vê-lo de forma literal.

Assim é o desencarne (morte física para alguns).

Guardadas as devidas proporções, de forma semelhante a noção do amor que nutrimos por aquele que precisou partir continua a mesma, e com mais força, pois sua capacidade mental não se perdeu. Suas conquistas seguem intactas, da mesma forma que quando estava ao nosso lado.

Por conseguinte, é preservado o mesmo afeto que o ente querido nutria por aqueles que ficaram. Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita no “outro lado”.

E é assim que, no mesmo instante em que dizemos: “Já partiu, portanto, um até breve!” Outro alguém dirá feliz: “Já estou chegando!” Até porque a vida é feita de chegadas e partidas. De idas e vindas.

Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada, pois um dia partimos do mundo espiritual rumo ao mundo físico. Outro dia partimos daqui para o mundo espiritual, num constante ir e vir, como viajantes, graças ao Criador, que nos dá nova oportunidade.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 03/05/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Chegadas e partidas - 03/05/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.05.03

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Chegadas e partidas - 03/05/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem