Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Sábado, 19 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 10:58


Ansiedade - 17/05/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Conforme visto aqui nesta Coluna Espírita, não é necessário ser psicólogo para entender que a ansiedade é um dos males que fomentam o surgimento da depressão, ressaltando que a sensação de aflição, receio ou agonia, sem causa aparente, que é a ansiedade, na verdade é resultado de uma expectativa, muitas vezes infundada ou sem o merecimento devido.

A ansiedade que também é entendida como inquietação ou impaciência causada por algum desejo ou vontade, pode, justamente por esse desejo quase que incontrolável, estar vinculada ao excesso de pensamentos em algo que está para acontecer ou que deveria acontecer em determinado momento a nosso favor, ressaltando que quando os acontecimentos não ocorrem exatamente do modo como se deseja passa a figurar a depressão.

Biologicamente falando, a ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso.

Ficar ansioso diante de tarefas importantes, novos desafios ou oportunidades ou no aguardo de uma notícia é normal, e pode até ser necessário em alguns casos.

Porém, quando a ansiedade foge do controle e passa a dominar todos os aspectos da vida, tornando-se um pensamento repetitivo que impede o foco no trabalho e outras atividades, isso pode ser um sinal de alerta, e caso se confirme um estado anormal, então o recomendado é procurar um médico, enfatizando que enquanto teoricamente a mesma estiver sob controle, entenda-se como níveis aceitáveis, tudo bem, entretanto quando a ansiedade foge do controle não é normal e deve ser investigada, pois o excesso é prejudicial, como também pode estar evidenciando uma patologia que será mais bem analisada pela psiquiatria.

A ansiedade rouba nossa paz, prejudica relacionamentos e leva embora a saúde.

Há uma variada literatura sobre como se livrar da ansiedade, e sugiro que sorrir mais e procurar conviver de forma harmoniosa com a própria aparência são excelentes formas de ajudar a combater a ansiedade.

Compartilho que há um Companheiro da Espiritualidade que ao auxiliar nos momentos de introspecção deste Colunista costuma dizer que a ansiedade é excesso de futuro, enquanto que em contrapartida a depressão é excesso de passado.

Se o pensamento do nosso Companheiro possuir a lógica, então o equilíbrio está no presente, pois viver de modo harmonioso nos livra da depressão (passado), como também da ansiedade (futuro), e são as ações edificantes praticadas agora, hoje, que nos levam à felicidade, principalmente aquelas que forem realizadas em benefício do próximo.

Portanto, segundo a lógica desse mesmo Companheiro viver intensamente o hoje, o agora é uma das formas de se livrar tanto do excesso do passado (depressão), quanto do excesso de futuro (ansiedade).

Por oportuno, não custa nada relembrar um provérbio chinês que diz que o passado é história, o futuro é incógnita (mistério) e o agora é uma dádiva, por isso que se chama presente.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 17/05/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Ansiedade - 17/05/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.05.17

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Ansiedade - 17/05/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem