Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019 - Bom dia! - 3:54


Crença versus conduta - 05/07/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



É de se esperar que um religioso conduza sua vida de forma ilibada, ordeira e dentro do princípio de amor ao próximo, o qual é compreendido e difundido pelo Espiritismo como Caridade.

Entretanto, seria a nossa conduta edificante (obras) ou a nossa crença que nos identificaria perante o Criador?

Se ficarmos apenas na esfera humana a conduta pode ser mascarada, pois para alguns aquilo que não é visto não pode ser cobrado, ressaltando que esta postura se aplica exclusivamente aos hipócritas, os quais se utilizam do expediente: “Faça o que eu digo, mas não faça o que faço.

Contudo, quando se ruma para o campo religioso a coisa muda de figura, pois o Criador tudo sabe e tudo vê, inclusive os “lobos travestidos de cordeiros”.

Para alguns seria a conduta edificante que nos identificaria perante Deus, citando como exemplo a parábola do bom samaritano que ajudou uma pessoa ferida abandonada, lembrando que naquela oportunidade passaram várias outras pessoas, inclusive um sacerdote que não socorreu a pessoa que precisava de ajuda.

Não se sabe ao certo se os samaritanos eram fervorosos em termos de religião, no entanto, para Jesus, aquele homem samaritano foi abençoado por Deus justamente pela boa ação que fez.

Então, se for analisado por esta ótica a conduta edificante seria por conseguinte algo que nos identificaria diante de Deus, o Criador, enfatizando que especificamente para o Espiritismo a boa conduta é um instrumento facilitador, o qual por sinal é chamado de “Reforma Íntima”, pois é exatamente através da mudança para melhor que rumaremos à Evolução Espiritual.

Para outros conceitos religiosos no entanto uma coisa depende da outra, ou seja, a conduta depende da crença e vice-versa, pois de certo modo a conduta verdadeira é embasada na crença que é professada por determinada pessoa, sendo inclusive um bem espiritual.

Uma das melhores sensações para quem quer apresentar novas formas de se analisar determinada coisa, é a de respeitar, e por conseguinte apresentar outras posturas ou posicionamentos, principalmente se houver antagonismos (ideias contrárias).

Então, por compromisso com a transparência também colocamos aqui que existe a postura daqueles que não veem nas ações (obras) edificantes as ferramentas para se chegar até Deus, e assim sermos identificados de forma positiva perante o Criador, pois segundo tais interpretações basta somente a fé, independente das ações: “Crê no Senhor Jesus, e será salvo tu e tua casa”. Ou ainda: “Ninguém vai ao Pai senão por mim”, disse Jesus. Ressaltando que a interpretação destas passagens é entendida por alguns como sendo que não são pelas obras que somos salvos, mas sim pela fé, porém, sempre há um porém, algo precisa ficar claro: ter fé não é o mesmo que seguir um conceito religioso, ressaltando que a religião é sim um mecanismo para a vivência de boa conduta.

Claro que a fé é importante, pois ela é a manifestação da nossa ligação com o Pai Celestial, a partir do qual fomos criados e, portanto, somos representantes, mas a nossa conduta é essencial.

Torna-se sensato deixar claro de que Deus "salvará" uma pessoa não somente pelo fato de haver ligação com esta ou aquela religião, mas sim pela fé que faz com a pessoa acredite em um Deus justo e bom, lembrando que o Criador vê o coração de cada um de nós e sabe a motivação que está por trás de cada conduta (obra) edificante que certamente fortalecerá a crença de cada um.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 05/07/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Crença versus conduta - 05/07/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.07.05

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Crença versus conduta - 05/07/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem