Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - Bom dia! - 10:11


Cultivar mágoa não é do bem - 02/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Por mais que o título deste Artigo Espírita possua lógica chega a ser incrível acreditar que em pleno século 21 ainda existam pessoas que preferem cultivar a mágoa ou o rancor, em vez de se libertarem dos pensamentos perniciosos que normalmente culminam em desejo de vingança ou de indiferença.

A mágoa não é do bem porque é um sentimento de desgosto causado por um pensamento discordante.

Ressalta-se que mesmo não concordando com algo não há necessidade de nutrir o desgosto.

A mágoa é perigosa porque vai se acumulando no coração, fazendo-o “inchar”, fazendo com que o mesmo fique cada dia mais “pesado”.

A mágoa é criada quando a pessoa passa a imaginar que alguém agiu incorretamente com a mesma, mesmo que tenha sido supostamente, ou ainda mesmo que não tenha havido a intenção.

Diante desse quadro a pessoa que cultiva mágoa não perdoa a outra e fica com uma sensação ruim guardada no peito.

Os pensamentos que geralmente veem à cabeça são:

“Não aceito bem isso vindo de você!”;

“Estou triste pelo que você fez comigo!”, etc.

A mágoa faz com que pessoas se afastem, inclusive pais e filhos.

Quantos pais, filhos e inclusive mães que por ventura sejam do seu conhecimento que querem apenas uma oportunidade de mostrarem o “outro lado da história”, mas não conseguem porque um dos lados não cede?

Há relatos de pessoas que “preferem” inclusive não mais falar com quem supostamente foi o causador da mágoa, e para isso utilizam meios que impedem que o outro possa lhe dirigir algumas palavras, pois de certo modo barreiras foram criadas, mesmo que de modo inconsciente, e dessa forma não querem, segundo essas pessoas, serem supostamente magoadas novamente.

Ressalta-se que foi utilizado o termo “supostamente” em virtude de ser grande a probabilidade de ter havido problemas de comunicação, pelo menos na imensa maioria dos casos, condição essa que faz com que o quadro se agrave, principalmente quando existem níveis de orgulho em alto grau, inclusive de ambas as partes.

Esse fato, entenda-se a existência do orgulho, certamente fará com que o problema tenha grande chance de se perpetuar, até por que é comum imaginar que aquele que supostamente se sente magoado dificilmente terá condições de se livrar da mágoa em virtude do orgulho ferido, principalmente quando a pessoa passa a se sentir vítima das circunstâncias.

Resumindo: a mágoa só consegue prejudicar a si mesmo, e dificilmente consegue interferir na paz interior daquele que quer buscar o entendimento, a harmonia e o bem-estar de todos.

"Uma mágoa não é motivo para outra mágoa.

Uma lágrima não é motivo para outra lágrima.

Uma dor não é motivo para outra dor.

Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.

O resto, mais que perda de tempo é perda de vida." - Chico Xavier, Médium brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 02/08/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Cultivar mágoa não é do bem - 02/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.08.02

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Cultivar mágoa não é do bem - 02/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem