Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019 - Boa tarde! - 14:49


Ajudar sem excesso de censura - 23/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Diz o ditado popular que quem não pode ajudar, então que não deva atrapalhar, e algumas vezes a censura em demasia mais atrapalha do que ajuda.

Quantos estão envolvidos com problemas diversos e o que eles menos querem é censura em demasia?

Vale ressaltar que por trás de um problema existe um ser humano cheio de incertezas e de carência, seja a de ordem social ou moral, sem se esquecer aquela de ordem afetiva.

Você sabia que muitos problemas são resolvidos com uma simples conversa franca, aberta e amiga?

Os problemas podem sim ser amenizados ou até mesmo resolvidos sem a necessidade da censura em demasia ou sem o excesso de regras.

A ideia não é passar a “mão da cabeça” daquele que errou, mas sim procurar ajudar sem o excesso de censura, e assim enfatizando os “reais” motivos que levaram o indivíduo a errar, ou seja, enfatizar a verdade, a qual está ligada à sinceridade que por sua vez liga-se ao amor.

Pode parecer utopia desejar que os problemas sejam resolvidos sem excesso de censura, pois de certo modo censurar conduz, mesmo sem querer, a uma vaga ideia de regra, entretanto censura não é sinônimo de regra ou de disciplina, como alguns imaginam.

A disciplina constitui-se no conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem, enfatizando que a boa ordem resultante da observância desses regulamentos gerará um ambiente mais harmonioso, seja no meio familiar, no do trabalho ou ainda no do campo social.

A censura por sua vez é uma palavra de origem latina que significa o ato ou efeito de gerar ou produzir repreensão ou reprimenda.

O bom senso nos orienta que devamos repreender aquele que erra, porém com o único e exclusivo objetivo de fazer com que aquele que errou siga por um caminho que o conduza à retidão dos valores morais, éticos, sociais e culturais.

Entretanto, censurar, ou melhor, saber censurar é uma arte, pois dependendo do modo como a censura é realizada poderá sim mais atrapalhar do que ajudar.

E assim a ajuda que teria boa intenção não conseguirá surtir o efeito desejado, e ainda por cima produz o afastamento dos envolvidos, inclusive de modo recíproco.

Não é difícil encontrar pais e mães que alegam que já fizeram de tudo para que o filho tomasse um rumo na vida, inclusive que já o reprenderam, contudo aquela determinada situação desagradável continua e alegam que já não sabem mais o que fazer.

Será que está havendo censura em demasia?

Grande é a possibilidade, pelo menos nesses casos, principalmente quando há carência de afetividade.

Em alguns casos se houvesse mais amor, sensibilidade e afeto certamente os problemas seriam resolvidos de modo mais rápido, e assim se tornaria mais fácil demonstrar que amam seus filhos, independente se por ventura os mesmos tivessem escolhido caminhos equivocados.

Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidades de corrigir, não tem o direito de censurar.” - Chico Xavier, Médium Brasileiro.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 23/08/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




Ajudar sem excesso de censura - 23/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.08.23

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Ajudar sem excesso de censura - 23/08/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem