Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:12


O respeito à religião do próximo - 04/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Respeito é bom e todos gostam.

O respeito às pessoas e consequentemente às convicções das mesmas é uma das formas de se evidenciar a própria evolução espiritual.

Até porque quem está convicto nas suas posições não apresenta necessidade de enfatizar aos outros argumentos que sejam por ventura divergentes daqueles que são professados ou difundidos pelo próximo.

Outro fator preponderante, pelo menos pelo aspecto religioso, é que no nosso amado Brasil está garantido a cada cidadão brasileiro ter assegurado o direito de professar a sua fé.

A palavra “respeito” que na sua origem em latim significava “olhar outra vez” é uma forma reparadora das nossas atitudes menos edificantes em relação aos pensamentos e às ideias do próximo, pois quando paramos para analisar algo, certamente esse algo se torna digno de um segundo olhar, portanto, é algo digno de respeito, mesmo que o tema seja antagônico ou divergente em relação ao que acreditamos, professamos ou difundimos.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande relevância na interação social.

O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra.

Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

O respeito indubitavelmente conduz à tolerância.

Em seu sentido estrito, a tolerância é o regime de liberdade concedido pelo governo de um país, onde já se tem uma forma de religião estabelecida, de praticar qualquer outra forma de religião, ou mesmo de não seguir nenhuma.

A Reforma Protestante (1517) promovida por Martim Lutero deu início à tolerância, mas não de forma absoluta, pois os próprios reformadores não toleravam as teses que combatiam.

Tolerar é preciso, e talvez não seja do conhecimento de todos, mas, por exemplo, ser adepto do Espiritismo era crime no Brasil, conforme o Código Penal de 1890, punido com até 6 meses de prisão, mas foram épocas difíceis que graças ao Criador já passaram.

Fica a sugestão para que sejam respeitadas todas as formas religiosas, até porque o Criador não determinou essa ou aquela religião, inclusive não disse que quem não segue religião será condenado.

Claro que como religioso defendo a tese de que a religião é um mecanismo facilitador para nos aproximar do Criador, mas cada um na sua, no seu tempo, na sua fé, inclusive quando a mesma é escassa ou ausente.

Seja nas Igrejas, nos Templos, nos Terreiros ou nas Casas Espíritas o respeito ao próximo deve ser praticado com toda sua plenitude.

Respeitar aquele que escolheu se dedicar aos animais, aquele que escolheu se dedicar ao trabalho de assistência social, aquele que escolheu transmitir os ensinamentos doutrinários, enfim respeitar aquele que decidiu praticar a Caridade, e como diz a máxima do Espiritismo: Sem caridade não há salvação!

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 04/10/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O respeito à religião do próximo - 04/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.10.04

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O respeito à religião do próximo - 04/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem