Paracleto.net     Internet
   


Menu


Artigos Espíritas

Áudios em MP3

Textos em PDF

Novidades

Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 - Bom dia! - 0:08


O Espírito após a morte física - 11/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem



Toda vez que um Espírito migra do plano físico para o plano espiritual, ou seja, toda vez quando uma pessoa morre sempre paira no ar muita curiosidade sobre o mundo espiritual, principalmente para aqueles que não compartilham o conhecimento do Espiritismo, como também normalmente são geradas especulações ou suposições acerca do que efetivamente ocorre com o Espírito após a morte física, ou desencarne, como dizemos nós, os Espíritas.

O fato é que há uma enorme carência de informação de um modo geral sobre o mundo espiritual, e some-se a este fato as questões dogmáticas de cada religião, as quais funcionam como barreiras psicológicas para a aceitação e compreensão de como se processa a “chegada” ao mundo espiritual.

Importante salientar que não basta apenas “entender” sobre como é o mundo espiritual, mas sim filosoficamente, cientificamente e religiosamente poder tratar do tema sem gerar conflitos ideológicos, como também sem “ferir” ou conflitar a própria fé.

É exatamente por isso que se torna essencial respeitar as posturas filosóficas, científicas e religiosas do próximo para daí ser possível “tentar explicar” algo que para alguns é de difícil compreensão, ou ainda de difícil aceitação.

Questões dogmáticas à parte, o Espiritismo difunde que ao desencarnar, o Espírito se “liberta” do corpo físico, pois, de certo modo o corpo no plano material é na prática uma prisão.

As habilidades, predisposições ou aptidões que o Espírito possuía anteriormente, são retomadas pouco a pouco, até que ocorra a adaptação à nova realidade.

Adaptação lembra estágio, e todo estágio é categoricamente um período probatório, isto é, comprovador de que durante determinado tempo uma pessoa exerceu certa atividade, com o detalhe do caráter temporário, gerando assim a aprendizagem, a qual conduz à experiência que por sua vez é o somatório de todas as situações vivenciadas, principalmente as dificultosas, até porque só se “aprende” de fato algo quando existe algum tipo de sacrifício, pois quando esse algo é fácil nós seres humanos não costumamos valorizar, e assim deixamos de aprender.

Então, o Espírito vai reencarnar e usar um corpo durante certo período, visando a aprendizagem e a sua consequente evolução espiritual, e para isso ocorrer de modo eficaz será em um corpo no mundo físico, ressaltando que esse corpo limita sua “agilidade”, mas é imprescindível para todos aqueles que querem evoluir.

Um bom exemplo para explicar seria a indumentária (vestimenta) de um astronauta, a qual permite a viagem do mesmo ao espaço sideral, porém torna a sua locomoção um tanto quanto difícil, se comparada com alguém que está sem a citada vestimenta.

Esta simples comparação serve para tentar explicar que o Espírito precisa do corpo físico para reencarnar (nascer novamente), e assim viver aqui no planeta Terra, exatamente da mesma forma que o astronauta precisa de roupa especial para ir ao espaço sideral.

De forma semelhante o astronauta sente-se mais leve e tem de volta a sua agilidade quando tira a “pesada” roupa, e assim também é o Espírito que se sente mais leve quando “tira” a também “pesada” vestimenta que é o corpo físico.

Um fato interessante é que após a “chegada lá”, ou melhor, ao desencarnar, na prática não ocorrem mudanças significativas, pois a vida do “outro lado” é continuidade do lado de cá. Com isso, vemos que ninguém vira santo depois de desencarnar e nem tão pouco fica mau. Os Espíritos conservam as características que tinham em vida, salientando que a afinidade e a sintonia são fatores preponderantes, pois a “recepção lá” será feita pelos afins, enfatizando que a prática do bem atrai bons Espíritos, e de forma semelhante a prática do mal atrai Espíritos menos amistosos.

Afinal, quem você gostaria que o recebesse quando houvesse o “chamado”?

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 11/10/2014.




Compartilhe esta página com seus amigos nas Redes Sociais

Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo
Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo




O Espírito após a morte física - 11/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem





Endereço desta página na Internet:

https://www.paracleto.net/artigos/2014.10.11

(Clique aqui para adicionar esta página aos seus favoritos = Control (Ctrl) mais a tecla D)


Nome e versão do Navegador Internet: Desconhecido (other) 0


"A maior caridade que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação!" - Emmanuel

"Divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance, é tarefa prioritária!" - Bezerra de Menezes

"Divulgar, em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras do Espiritismo. A base é indispensável para qualquer edificação!" - André Luiz


USE - União das Sociedades Espíritas


Página Inicial Voltar Rodapé da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

FEB - Federação Espírita Brasileira



Obras básicas (Pentateuco do Espiritismo)


O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.


www.paracleto.net
Copyright © 2009-2019
[Paracleto - O Consolador prometido por Jesus Cristo]



Sites parceiros

FEB - Federação Espírita Brasileira



Edu Medeiros - Um Amigo do Bem - Copyright © 2000-2019
Edu Medeiros - Um Amigo do Bem
Palestrante Motivacional e Expositor Espírita
Copyright © 2000-2019


(Acompanhe também no Facebook)









Página Inicial Voltar Topo da página Avançar Atualizar Facebook do Paracleto Twitter do Paracleto YouTube Contato Imprimir Áudios dos Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato MP3 Artigos publicados no Jornal JC Regional de Pirassununga/SP em formato PDF

O Espírito após a morte física - 11/10/2014 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem